quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SONY CENSURA CIDADE NEGRA NO YOUTUBE


A QUEM O CIDADE NEGRA INCOMODOU?
“A indignação de alguns causa incomodo aos acomodados”.
Lazão


Exatamente aos vinte dias do mês de novembro de 2008, o Cidade Negra, já com seu novo vocalista, o Alexandre Massau, mineirão, vocal da extinta banda Berimbrown – Banda com uma proposta do caralho – e Bruno Egler na guitarra, deixada pela sahída de Da Gama (meu broder), lança seu manifesto “Porta da Favela”.

Foi com surpresa, que recebi (já contei isto em um post lá atrás) o telefonema de Lazão, me dando conta da parada, fiquei boquiaberto com a felicidade do acerto na letra e musica. Uma harmonia perfeita para o que trata a canção...E mais ainda porque uma série de acertos se entrelaçam neste manifesto que além de sonoro é ainda visual, pois que a música sai com um clipe feito de colagens de fotos do dia a dia do Brasil e do mundo, mesclado com imagens da banda.

Somente hoje (03/02/09), fiquei sabendo que a obra prima das imagens perfeitamente casadas e dando conta da canção são, da Marcelle, esposa do mestre André Farias ou se preferirem Bino Farias.

Ontem, também, fiquei conhecendo o novíssimo site da banda (http://www.cidadenegra.com.br/) e, gostei bastante... Simples, com fotos, um vídeo dando conta de ensaios e do show feito em Santos Dumont, com a nova formação, três músicas para ouvir (aqui vai minha crítica, por que, não disponíveis para baixar?), link para o orkut e um visual que lembra o tempo da galera ainda moleca aqui em Belford Roxo: um muro, de onde se vê um céu lindo...E os telhados de casas vizinhas...(suscita uma vibe todo tipo olhando o céu ou o mundo por detrás dos muros...Olhando os telhados de casas bacanas por detrás dos muro...O muro é a vida, com seus impecilhos e oportunidades...E o céu ou as casas bonitas o limite...)

Esta novidade me fez disparar alguns scraps...E telefonemas...Os scraps seguiram para Alex Meirelles, Bino e para uma menina que tem feito um puta trabalho de fã clube, naum sei o nome dela, nem se a galera a considera como fã clube oficial, mas é ela, de Belô/MG...E o telefonema foi para meu grande broder Lazão, que estava fora de área de cobertura ou desligado...hummmmmmmmm!!! – ehehehehehehehe.

Então, hoje, por volta do meio dia, mestre Lau, me liga para saber se eu havia lhe telefonado – esta coisa chamada tecnologia é linda e maravilhosa, você liga e o telefone esta desligado, mas sabe que você ligou, que ótimo - E então em conversa lhe falei de minha felicidade pela novidade do site, pelo que havia ouvido sobre o sucesso do show em BH e ainda sobre as oportunidades que a banda tem com a possibilidade da divulgação via net com as várias ferramentas que estão disponíveis e de graça...Após algumas risadas e mais alguma prosa...Lazão me faz a revelação que chegou como uma porrada:

A Sony, através de uma liminar, caçou a exibição através do YouTube da canção Porta da Favela. Esta canção, que como já falei foi um manifesto do Cidade Negra, contra a violência institucionalizada no Brasil, ao descaso com causas sociais, a politicagem no Congresso Nacional e ainda contra a discriminação e o racismo, deve de alguma forma ter atingido aos altos executivos e/ou a política comercial e administrativa da Sony.

Dou aqui, destaque para uma frase de Lazão que em síntese segue: “A indignação de alguns causa incomodo aos acomodados”.
A postagem no Youtube já estava com cerca de 10.000 (dez mil) acessos desde novembro...Vamos torcer para que o advogado da galera consiga reverter esta situação e ainda que ventos me tragam notícias dos motivos dessa censura...A quem o Cidade Negra incomodou?