domingo, 19 de julho de 2009

VIOLÊNCIA NO CURTA METRAGEM


MANUAL PARA ATROPELAR CACHORRO

Ouvindo musica e ainda com a tv ligada, eu, em frente ao lap top.... tentava compreender o que leva um homem a fazer o mal. Instigado pela ladainha dos apresentadores de telejornais, que nos atormentam, com uma quantidade tão letal de matérias sobre violência que chega a dar medo de sair à rua...
Eu não tentava entender o que leva um homem ao crime.
Eu tentava compreender, por que um homem que se tornou bandido, marginal, fora da lei ao usar de seus artifícios para dominação do capital, encontra ainda, motivos, para atirar friamente e a queima roupa em sua vítima, ou ainda, aqueles, que se prestam a buscar a satisfação sexual, através da violência, mesmo com a facilidade dos R$ 20, 00, com direito a uma latinha de cerveja das várias “casas das primas” que se pode encontrar Brasil afora.

Ando vendo muitos curtas, tanto porque acho que ali eu posso encontrar diversão agregada a cultura quanto pelo fato de que dirijo um cine clube “Cine Clube do Velho Brejo’ que funciona dentro do Projeto sarau poesia Na Câmara e do Sarau Poesia Na Varanda... E encontrar uma personalidade dentro do universo enorme e maravilhoso do curta metragem só será possível com a mente e a criatividade ambientada.

O melhor, mais fácil e barato lugar para tal empreendimento é o portal http://www.portacurtas.com.br/ que é um lugar aprazível dentro do universo da internet.

Fiquei bastante impressionado com o curta “Manual Para Atropelar Cachorro”, que é uma ficção de conteúdo adulto de Rafael primo e tem 18 min de duração. O curta tem em seu elenco a Zezé Polessa, Ary França, Bárbara paz, Rafael primo, Cinthia Falabella, Rubens Evald Filho e outros...Este curta recebeu o prêmio de Melhor Ficção do Grande Prêmio 2007.

O filme tem tudo a ver com o dia a dia que se pode ver nos noticiários de tv e nos jornais...E talvez seja, uma resposta fria e verdadeira, as minhas indagações...A violência vem da desagregação social que rola a partir das diferenças sociais...da separação do morro com o asfalto...da distância de alguns aos carinhos e delicias que podem propiciar uma família...da diáspora da escola que vive muitos jovens...Do exílio dentro de seus próprios corpos enfrentados por muitos brasileiros e seres humanos do mundo...e da violência que é o viver dia a dia..

É claro que rola também a violência institucional que vem da segurança publica, do legislativo e do judiciário...Têm a violência privada que vem dos seguranças e muitas outras e demandaria um maior conhecimento de causa para a classificação.

A violência pela violência é muito ocre, injusta e triste e esta a disposição de quem quiser pensar nos jornais e no porta curtas. ... tem gente que nasce com uma muzenga nas costas que é puro mal.

Assista através do link abaixo:
Manual para atropelar cachorro

http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=4935&Exib=1