quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BACK2BLACK: A Leopoldina Explode em Soul


Enquanto o avanço de discussões inter governamentais com suas pastas Ministerial e das Secretarias Estaduais e Municipais que vem tratando da inclusão e da igualdade racial e ainda as varias Instituições não governamentais que estão linkadas aquelas outras vão avançando em suas políticas,processos e procedimentos pró a contra partida segue acontecendo firme e forte com manifestações grosseiras e violentas indo a seu encontro.

A mídia relata das investigações e das prisões efetuadas contra grupos neo nazistas, debates furiosos e ações ímpares de cidadãos brasileiros ilustres que tentam criar descrédito e dividir a opinião pública contra as entidades governamentais e publicas de carater privado que tratam do assunto de maneira pacífica, ética, educacional e séria e ainda das organizações que são criadas e fomentadas para que possam desarticular o movimento histórico pela igualdade racial.

Uma importante ação pró movimento e de caráter internacional acontece aqui no Rio de Janeiro:

Back2Black Festival


De 28 a 30 de agosto, o Rio de Janeiro recebe a primeira edição do Back2Black Festival, na histórica estação da Leopoldina. O Back2Black Festival será um evento de proporções internacionais com o objetivo de relembrar a África como berço da civilização e celebrar o continente como polo de discussão política e difusor de cultura.

Serão três dias de conferências, shows musicais, apresentações de dança, projeções de filmes, enfim, diversas manifestações político-culturais que evidenciam as particularidades do continente africano e do negro, de uma maneira mais abrangente.

Para os painéis de debate, foram escaladas personalidades de várias gerações, como o escritor angolano José Eduardo Agualusa; a ativista política moçambicana, esposa de Nelson Mandela, Graça Machel; o músico senegalês Youssou N'Dour. O escritor e pintor sul africano Breyten Breytenbach, um dos nomes mais fortes de resistência ao apartheid nos anos 1960, também estará presente, além da economista zambiana Dambisa Moyo, autora do recém-lançado livro “Dead Aid”, no qual defende a polêmica tese de que a ajuda internacional piora a vida dos africanos.
Completam a lista o cineasta sul-africano vencedor do Oscar Gavin Hood e os brasileiros Gilberto Gil, Alberto da Costa e Silva, Kátia Lund e MV Bill.

Programação

28/agosto (sexta-feira)

20h às 21h30
Conferência : Construindo utopias
Bob Geldof e Breyten Breytenbach
mediador : José Eduardo Agualusa

Shows : As Vozes da África e do Brasil

22h:Gilberto Gil (show acústico)

23h30:Youssou N’Dour (participação : Marisa Monte)

29/agosto (sábado)

20h às 21h30:Conferência : Cultura e desenvolvimento
Gavin Hood, Youssou N'Dour e MV Bill
mediadora : Kátia Lund

Shows :

22h: MV Bill

23h30:Banda Black Rio em um tributo à Tim Maia (convidados especiais: Ed Motta, Mano Brown e MC Ice Blue (Racionais MCs)

1h:Encontro das Periferias :
Funk Carioca (DJ Sany Pitbull e bailarinos)
Kuduro de Angola (DJ Znobia e bailarinos)
Krumping de Los Angeles (DJ Goofy, Miss Prissy, Bad Newz e Out Law)

30/agosto (domingo)

17h às 18h30
Conferência : A África na Construção do Mundo. O Futuro.
Graça Machel, Gilberto Gil e Dambisa Moyo
mediador : Alberto da Costa e Silva

19h
Show : Celebração do Samba – Conduzido por Mart’nália

Brasil : D. Ivone Lara, Marina Lima, Luiz Melodia, Maria Gadú, Margareth Menezes e Rodrigo Maranhão

África : Angélique Kidjo, Paulo Flores e Mayra Andrade
Cuba: Omara Portuondo

Exposições de fotografias

Mostra de filmes (documentários e musicais)

Workshops e visitas guiadas para comunidade locais

Classificação : 16 anos

Estacionamento no local : R$ 10,00

Vale a Pena Ver de Novo : A Pré Adolescência Hipnotizada ou Um Motivo Pra Sentir Juntinho?


Não sei se envejo ou se me envergonho da emoção a flor da pele de meu sobrinho de 9 anos e de minha mãe de 67 vendo, o ante penúltimo capítulo da novela Senhora do Destino na Rede Globo canal 4, do Rio de Janeiro.

Caraca...Eles estavam em transe e qualquer som produzido na externa da área comum a velha 29 polegadas da Philco comprada pelo saudosso papai por conta de sua dificuldade de enxergar no auge de sua pestilenta diabetes era motivo de rebelião...Até o som de aviso do micro ondas que esquentou meu macarrão foi incômodo.

O que leva um garoto de nove anos a estar hipnotizado pela dramaturgia tupiniquim requenguela saudada em todos os países que compram os direitos das novelas super bem produzidas e escrotas (pela globo...ah!! Saudades da manchete com a sua Pantanal)?

A minha mainha eu entendo...Mas um jovem de nove anos? Será a escola? Será meu irmão que estuda oito horas por dia todo dia de não trabalho? Será minha cunha que sai as sete e chegas dezenove? Serei eu? que sei lá...?

Ao menos ficou gravada em meu ir e vir calado e pé ante pé pra não fazer barulho uma frase memorável do personagem interpretado por José Wilker: - cuidado com o que fala que a Policia Federal está em cima até dos erros de português...

Eu e meu maninho de 125 kg, juntos e, sem a menor dúvida temos mais de 100 livros (entre literatura infantil, infanto juvenil e ícones da literatura nacional e universal fora os didáticos (céus preciso me livrar deles) e acadêmicos...Eu tenho o Pequeno Principeeeeeeeee...ahaaaa..ahuuuuu...tudo a disposição dele...

Maldita seja a televisão...maditas sejam as novelas...malditas sejam a rede globo e a record principalmente