quinta-feira, 5 de março de 2009

TONY GARRIDO: Encontrando Um Pop Star




I
ENCONTRANDO UM POP STAR

Tive a felicidade, da oportunidade, de ter sido o primeiro guapo da Baixada Fluminense a conhecer o novo vocalista do Cidade Negra, quando da sahída repentina, irada e desvairada do Rás Bernardo (à época ainda Bernardo).

Na verdade, mesmo quando do convite para que viesse a fazer parte do cast da banda eu já tinha conhecimento da vibe que rolava. Acompanhei o nervosismo que galopava a galera, as negociações com o selo que tinha o contrato com o Tony, a sua preocupação em deixar a Banda Bel (declarada a este em conversa telefônica com o próprio Tony, na época, pois que, Lazão sempre hia a minha Farmácia de Manipulação, no Iguaçu Center em Nova Iguaçu, a Verde Musgo, para fazer suas ligações, bater papo e depois me acompanhar em uma gelada ou ao estúdio onde eu ensaiava com a Banda Postura Africana) e a decisão final da solução com o selo do Peninha e a sua própria em ser mais um Cidade Negra.

Nos conhecemos no Estúdio Continni. Neste mesmo dia, conheci o filho do Ronald Biggs, o Mark Biggs que por lá apareceu para confraternizar com a galera. Aquele dia nos idos anos 90 será, inesquecível, pois eu vi, ouvi, conheci e atestei o talento daquele Antonio Bento, cria da Vila Kennedy, mas filho de Copacabana. A gentileza comigo sempre foi uma marca do pop star que alça agora sua carreira solo.

Em um intervalo dos ensaios para o disco Sobre Todas As Forças lá no estúdio Continni em Santa Thereza, tínhamos já formado uma vibe bacana, de papos e risos, e fomos juntos comprar uns biscoitos para aplacar a fome de tudo da galera...No caminhar sobre as ruas de pedras do histórico Bairro, a procura de um barzinho, birosca, mercado para comprar os tais biscoitos surge outra cena inesquecível para a minha memória, Tony olha para mim, para na subidinha que nos levaria ao barzinho e dispara: _ Cara! Eu Ainda Vou Ser Um Pop Star!!!

II
DESENROLANDO UMA VIBE

Naquele mesmo dia durante os ensaios, Tony me ofereceu o microfone para uma vibe conjunta. Não rolou. Parece que não, mas sou tímido e ainda mais diante daquele canhão dentro d´água.
Depois desse dia sahímos várias vezes juntos, freqüentei seu apartamento em Copacabana (em cima da Só a Rigor - aluguel de roupas), conheci sua esposa (Regina) e apresentei a minha (Raquel, mãe de meu Caio), conheci seu cunhado e alguns de seus amigos.
Estive no Nas Nuvens durante a gravação do Sobre Todas As Forças. Ri muito com o Tony zuando o cachorro do quintal vizinho ao Nas Nuvens através da janela. Tony visitou meu bairro (que é ainda o mesmo o que era na época em que Lazão aqui morava) confraternizou com a minha galera, colocou seu Fiat 147 para consertar na oficina do Turquinho e do Renatinho Rolha.
Então veio o sucesso, O Cidade Negra foi para a s nuvens e Tony abduzido para o mundo dos pop stars com ele havia predito a mim...Os contatos rarearam com a galera toda...Muito trabalho, shows, viagens, discos...O coro comia...E nós nos encontrávamos algumas vezes nos camarins após os shows...A última vez que papeamos vai longe...Foi em um estúdio em Botafogo...Ficamos bom tempo rolando uma idéia...Neste dia o Marcelo Thiara, sofreu muito com suas encarnações.

III
VÔO SOLITÁRIO

Todos nós, agentes atuantes ou não, da comunidade reggae (ou do que sobrou dela) de Belford Roxo esperávamos por esta sahída do Tony do Cidade...Só não sabíamos que seria pela esquerda...Que seria do jeito que foi...Mas o fato era para nós uma coisa inevitável e nítida...Ele estava já há tempos preparando o terreno espacial para este vôo.

Eu sinceramente lamento muito...Por certo aspecto da coisa...E louvo por outro...Separados serão grandes e com muito mais personalidade...Há muito que a galera reclamava do reggae do Cidade Negra com Tony Garrido...Parecia que era ele no comando...Que era ele em busca de seu universo pop star previamente anunciado á mais de dez anos atrás para mim.

A música do trabalho solo de Garrido que anda sendo executada – e bem executada, diga-se de passagem – parece uma resposta ou provocação ao Cidade Negra, Tony nega. Eu acho que seria muita coincidência e coisa de doidivanas buscar uma música composta e executada por outro artista que se encaixasse na situação dos pop stars em discussão.
A música esta muito bem produzida (Liminha) e bem executada...Tony não deixa por menos...É um excelente artista e cantor (ator?)...Seu melhor momento em minha opinião é cantando composição de Caetano Veloso no filme Orfeu.

Pouca gente sabe que a composição Me Libertei (Toni Tornado e Frankye) já foi gravada por Tony Tornado. Uma referencia de Antonios? Não sei, mas foi uma belíssima escolha embutida em ótima estratégia racional de provocação do público.

IV
GARRIDO X TORNADO

Fiz uma enquête...Peguei o vídeo de Garrido e do Tornado no YouTube e enviei a vários amigos, com a pergunta: com quem você prefere?

As respostas que recebi foram unânimes. Todos responderam a mesma coisa embora de forma diferente: a gravação com Garrido emociona, está muito boa, fácil de se encontrar com um abraço e com o cantarolar pós-audição...Não há dúvidas quanto ao sucesso da gravação e da versão...Mas...Com o Tornado a coisa é mais a Vera, mais verdadeira, tem punch...E aquele baixão do início é o bicho. É soul music puríssimo.
Garrido segue aprovado por todos...

V
VOTOS

Sei bem de meu lugar na Terra. Nada que eu diga e espane fará diferença. Não tenho a força de mudar opinião ou de fazer opinião e me seria muito dolorido se tivesse tal poder.
Mas ainda que minha vibe positiva não interfira na carreira desse meteoro eu me atrevo a lhe desejar boa sorte e muito sucesso. A intenção é que possa ele nos emocionar com suas canções e declarações politicamente corretas de sempre.