segunda-feira, 2 de março de 2009

INDICAÇÃO DE LEITURA DIRIGIDA SOBRE VERISSIMO, LULA, HUGO CHAVES E OBAMA FEITA EM PLENO CARNAVAL.(Parte 1)



Há muito que naum paro para ler jornais.Quando o faço é pela net e somente uma leitura rápida, normalmente dirigida e/ou dinâmica...Quase nunca a parte policial...Quase sempre política e economia e os Segundo Cadernos.

Tenho preferido os Blogs, algumas revistas eletrônicas que caço e/ou recebo como news letter: Correio Ícarabe, Carta Maior, Caros Amigos, Em Questão, Fórum e etc...

Domingo de carnaval, um dia especial com companhias especiais e ainda em lugar especial dei a cara as páginas do jornal O Globo, que rolava, comprado naum sei por quem. Vi algumas matérias e articulações impagáveis e acho que valeu a pena sahir do parahíso para a realidade cão de nossos dias...Mas só um pouquinho:

1) Página 7 – Opinião – Veríssimo – Versões
Gostaria de instigar a quem naum leu esta versão maravilhosamente divertida e criativa de Veríssimo para que o fizesse. Veríssimo, pega a fábula da donzela que beijou o sapo que era um príncipe amaldiçoado por uma bruxa má, trazendo-o de volta a vida e que depois viveram felizes para sempre e dá vários nós. Chega a audácia de trazer a historieta a um passado recente e também ao tempo presente...Impagável, chega lá para ler.

2) Página 7 – Opinião – E Lula Engoliu a Oposição...
Depois de levar vários pitos e ter de explicar o que realmente quis dizer com meu post sobre o resultado do referendo na Venezuela e a “quase” já certa perpetuação no poder por parte de Hugo Chaves, me chega este alento que é o artigo escrito por Juan Arias que é jornalista do El País (escrevendo na coluna de João Ubaldo Ribeiro que está de férias). Juan trata em seu artigo do modo como “ A política brasileira produziu um fenômeno único na América Latina e talvez no mundo: o carismático presidente Luis Inácio Lula da Silva e sua administração que gozam de 84% de popularidade depois de seis anos de governo, engoliram a oposição (...)”.

A forma como este presidente governa e faz as coisas acontecerem em muitos momentos é digna de raiva, revolta e de torcicolos...Os resultados tem feito mais brasileiros felizes que em toda a história da política nacional. Os números não nos deixam mentir e em tempos de pragmatismo e de necessidade de resultados rápidos o Brasil melhora em vários índices de mensuração da melhoria qualitativa do nível de vida.

Mas e a saúde e a reforma política e isto e aquilo? Companheiros o barco não segue a deriva, mas vai, lá com seus muitos buracos e a administração e o presidente riem do amanhã com seus 84% de aprovação...Se fosse candidato a um terceiro mandato seria eleito em primeiro turno...A aprovação de Hugo questionada por mim vai do fato de que foi necessário um referendo que é um ato democrático, mas os resultados são de parcos 54%, e as declarações assustam...Será que não existe outro além de Hugo para continuar a domar, torcer e quebrar a oposição virulenta que tenta o continuísmo da força na mídia, da pobreza e de tudo mais que agride a Venezuela? Aqui Lula não é criticado nem mesmo pelos presidenciáveis segundo o artigo de Juan Arias, pois criticar a popularidade e os resultados do governo é um suicídio político...
Veja a matéria

3) A professora da Universidade de São Paulo, Maristela Basso é a responsável pelo outro artigo que achei bastante interessante...O título “ Ruptura Obamaniana” que trata do apoio recebido por Obama de todos nós mundo afora e ainda da responsabilidade que tem em seu governo.
Segundo palavras que tomei a liberdade de recortar sem querer editar e/ou causar prejuízo ao texto: “ Espera-se muito de Barack Obama, mas não tem outro jeito.(...) O desafio de Obama não é apenas o de ressuscitar a economia norte americana (...) porque as expectativas ultrapassam as fronteiras dos EUA e atingem cada um de nós – onde quer que estejamos. (...).
Confira lá está tudo na mesma página