sexta-feira, 6 de março de 2009

DEU NO SOBRETUDO: Sarau Poesia Na Câmara A INTERVENÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL URBANA

Fiquei muito feliz com a força e legitima gentileza gerada pela galera do site http://www.sobretudo.org.br/ ... Que representa sérias instituições do Teceiro Setor, tais como CEAP, GESTAR, COM CAUSA e NÓS.

Quero explicitar aqui a minha gratidão pelo envolvimento desta instituição na questão da cultura aqui em Belford Roxo, criando espaço e visibilidade para este que vos escreve e em consequencia para os eventos gestados e geridos...A verdade é que o Sarau Poesia Na Câmara em conjunto com o Sarau Poesia Na Varanda são um monolito interventor, uma Intenvenção Urbana com o único fim de fomentar a cultura, criar aparelhos culturais (o espaço da Câmara Municipal foi transformado em aparelho cultural, a varanda da casa de Roger Hits, foi tranformada em aparelho cultural - obrigado Dna Joana - o espaço da sede/direório do PT Belford Roxo, foi transformado em aparelho cultural) instrumentos que dão acesso a um espectro variado de linguagens artístico culturais não acessíveis a comunidade belforroxense na gestão passada e ainda a dever na atual...

Com esta intervenção artístico cultural urbana, ação em movimento espero que seja possível levantar a auto estima e criar uma nova identidade cultural nesta nossa Belford Roxo...Vamos jogar os estigmas pra longe: Sai Muzenga...

Confira maéria completa no site da Sobretudo.Org : http://www.sobretudo.org.br/pagina.php?abrir=integra.php&id_noticia=379

Um super abraço para meu grande broder Ewerson Claudio


Belford Roxo tem "Poesia na Câmara"


Na sexta-feira, 13/mar, a partir das 19h, o poeta Sylvio Neto organiza o evento POESIA NA CÂMARA, na sede do legislativo, em Belford Roxo. Haverá poesia, música, cineclube e malabaris com diversos artistas da Baixada Fluminense.

Quando: todas as 2ª sextas-feiras de cada mês

Local: Câmara Municipal de Belford Roxo- Rua José Mariano dos Passos, 1.213 - centro - B. Roxo

Horário: 19h às 22h

Convidados:Poetas - Vicente Freire, Kátia Vidal, Sylvia Regina, Jorge Cardozo, Marlos Degani e JL

Música - Roger Hits

Cineclube - Velho Brejo

Artes plásticas - Sil Freitas e Marcelo França

Circo - Duda Break e sua galeraLançamento do áudio-livro "O Griot de muitas vozes", de Macedo de Moraes

Organização: Sylvio Neto

ENCONTRO FELIZ COM A GESTÃO CULTURAL DE SÃO JOÃO DE MERITI

No dia 14 de fevereiro, um sábado chuvoso, estive no Centro Cultural de São João de Meriti, para o Café Cultural, a convite do amigo poeta, ator e diretor teatral Tony Manero que na oportunidade do convite feito Por telefone fez questão de frisar que o convite partia do gabinete da sub secretária de cultura Sra Fernanda Braga.

O Café Cultural foi à intenção de apresentar o staff da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de São João de Meriti e suas intenções frente à pasta. O Sr Secretário de Cultura Alcemir Tebaldi Junior, esteve presente, a charmosa e simpática sub secretária de cultura e o sub secretário de esportes também.

Fiquei muito feliz com a ação visto que nasci em São João de Meriti, na rua São Pedro, na casa de meus avós maternos, de parteira. Ali naquela rua moravam também meus avós paternos e tios e primos.Em São João de Meriti, vivi muitas aventuras junto a meus primos e família. O paradoxo é que hoje morando em Belford Roxo, somente conheço meu Secretário Municipal de Cultura, Sr Rômulo Costa, pela TV. Não sei quem é o Sub Secretário – talvez por desinteresse meu – e não fui informado sequer por notícia de caráter formal e de espécie generalizada do staff da mesma.

Na presença de muitos amigos artistas das mais variadas matizes confraternizei o momento e na apresentação do coral Arte Canora, dos malabares, adoráveis malandros, dos malabares e engolidores de fogo uma turma fera do circo social, da Cia de dança da Casa da Cultura, eu renovei meu espírito cansado de ter esperanças em mais respeito pela cultura em minha Baixada Fluminense.

O contato com os membros do comitê que discute o Conselho Municipal de Cultura também me revigorou a iniciar por aqui (Belford Roxo) tais encontros, discussões e envolvimentos.

Tive oportunidade de fazer novas amizades, reafirmar antigas....Fazer contatos para capitaneai novas ações (atrações) nos Sarais Poesia Na Varanda e Na Câmara. Tive a oportunidade ainda deitar conversa com o Sr. Secretário de Cultura do Município de São João de Meriti, onde o cumprimentei pela bela escolha de sua sub secretária, pessoa engajada e conhecedora na cultura local e ainda do Staff da sub secretaria (Lobinho, Tony e tantos outros figuraços carimbados de engajada luta em prol da cultura)

Deixo aqui um grande abraço a Tony Manero, ao Lobinho....Quero dizer que me sinto muito, muito feliz por vocês estarem nesta VIBE e ainda mais com as possibilidades de intercâmbio que podem ser criadas a partir da proximidade que envergamos.