terça-feira, 13 de maio de 2008

NEGRA LIVRE




Roberta Maria de Albuquerque Gomes, é minha prima e afilhada e por coincidência ou não ao Dia da Abolição da Escravatura e ao dia em que nosso avô comemorava seus aniversários, 13 de maio, estará colando grau e festejando sua graduação em Ciencias Sociais, pela Uerj.

Roberta é negra sim senhor. É preta sim senhora. Assim escrevo, buscando ser politicamente correto de modo a não produzir desentendimento com nehum dos seguimentos institucionalizados do pensamento afro descendente que tanto tem contribuído para a revisão do passado, para a auto estima no presente e por garantir um espaço maior nos processos de decisão e condução deste país no futuro.

A afrodescendente Roberta Maria teria direito a estar participando da política de cotas, mas é ela, uma excessão ao que é comum a nós "chamados e ditos de cor" e não precisou recorrer a este direito tão discutido e questionado...Aliás nehum dos Albuquerques precisou...Somos todos excessões a regra mas a política é justa e deve ser ampliada e melhorada...Até que não se precise mais dela.

Uma outra condição especial é a cadeira escolhida...Tudo combinando numa perfeita conspiração...

A cerveja espero que seja por conta da tia.

E vamos assim nos libertando e a cada dia expandindo a liberdade. Enquanto escravos fomos a mão e o pé deste Brasil. Livres: Que os pretos velhos acudam os estrangeiros...Vamos levar o Brasil pra cabeça do G-8...


Se o índio, o negro africano,
E mesmo o perito Hispano
Tem sofrido servidão;
Ah! Não pode ser escravo
Quem nasceu no solo bravo
Da brasileira região!
CASTRO ALVES

Parabens menina Roberta

Nenhum comentário: