segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

GUERRA DOS MUNDOS


Muitas das grandes disputas em ação no mundo tem usado a internet como veículo de divulgação e ainda de promoção dos pares em briga.

Nos anos 30, nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, usou o rádio para chegar aos cidadãos americanos. Sagrou-se vitorioso nas eleições e ainda como precursora de uma nova modalidade de fazer política e ainda de chegar mais próximo e de forma mais rápida e econômica aos eleitores.

Nos anos 60, também nos Estados Unidos, o democrata John F. Kennedy, investiu pesado na televisão e logrou êxito sobre seu adversário Nixon.

Agora pouco, na primeira década do século XXI, o também democrata norte americano, Barack Obama, inova na utilização de um meio já conhecido, mas pouco ou mal explorado, pela política, a internet.

A internet começou a ser desenvolvida - Os primeiros registros de interações sociais que poderiam ser realizadas através de redes foi uma série de memorandos escritos por J.C.R. Licklider, do MIT – Massachussets Institute Of Technology, em agosto de 1962, discutindo o conceito da "Rede Galáxica" (http://www.aisa.com.br/historia.html) – no MIT e ganhou o mundo até chegar aos dias de hoje.

É interessante pensar que no Brasil, a utilização da internet nas últimas eleições, conhecidas como Municipais, foi proibida.
Realmente se há um desprazer enorme em ligar a tv e ter que encarar uma propaganda política obrigatória nos corroendo os horários de programações por nós escolhidas e acompanhadas em série, há de se criar parâmetros para a utilização da NET para tal propósito, seria horrível abrir o Orkut ou a caixa postal e ver lá tudo entupido com propagandas políticas.

Uma situação bastante interessante e pouco divulgada que estive lendo há dias atrás é, a ação terrorista imposta pelo mundo Árabe aos judeus israelenses, mas esta, não conta com homens e mulheres bomba, nem com guerrilheiros e pessoas armadas matando e morrendo. Conta com um verdadeiro exército de hackeres, que tem origem nos diversos países árabes que estão em volta e em revolta com Israel. Este exército de hackers invadiu diversas páginas de serviços governamentais e institucionais de Israel, causando uma verdadeira barafunda entre os mesmos. Invadiram e invadem, tantas páginas, quanto lhes é possível invadir, causando assim, uma dor sem sangue e talvez....quem sabe conhecendo os judeus como conhecemos...uma dor maior: porque é no bolsa.

A tv esta na net e o rádio está na net e os jornais estão na net...a net tem englobado tudo o que é da comunicação...Para quem sabe usar é a maior e melhor ferramenta de comunicação do mundo...está tanto quanto as outras mídias emporcalhada, mas os filtro são melhores.

Nenhum comentário: