quarta-feira, 3 de junho de 2009

É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE


É mesmo preciso...Sempre...Estar atento e forte...

Se nos deixamos levar...A mídia nos carrega com mais vigor que o loading do dia a dia...

E havemos de concordar que o nosso dia a dia – e o de ninguém desde que esteja atento é igual ao de outro – está sempre carregado de fortes emoções e impressões que passam por vezes despercebidos por conta do alarde e gritos diários dos fazedores e vendedores de notícias...

Consegui, ontem (28/05/09), já que estou sozinho no sítio, cozinhar batatas de maneira/forma, simplesmente, deliciosa: coloquei manteiga na panela e juntei três batatas descascadas e inteiras, deixei pegar um pouco, tapei a panela...Após uns 30 segundos, destapei e em meio à fumaceira toda que subiu, juntei uma cebola descascada e inteira...Mexi bem...Acrescentei pimenta do reino e depois tasquei água até tapar as batatas e a cebola...Acrescentei um sache de sazon, um cubinho de caldo knnor, algumas generosas pitadas de Foundue e Grill Maggi, colorau e ainda tempero sírio, sal e azeite.

Tapei e deixei cozinhar...O cheirinho que subiu tomou conta de toda a casa e envolveu meu momento com um abraço e beijo de impressões tão profundamente marcantes que ao comer pude sentir a importância, a delicadeza, a arte e a delicia do cozinhar...

Somos mesmo muito mais que seres humanos...Somos puro tempero...

Enquanto isso...Lembrava de ter visto e ouvido, o Sylvio Santos, em seu programa anunciar inscrições abertas para moças bonitas, somente bonitas e com boa voz para compor mais um de seus programas – deve ser ele seguidor de Vinicius de Moraes, na frase memorável: “que me perdoem as feias, mas a beleza, é fundamental “ – Vinicius falou mesmo esta merda de frase? É verdade?

Para além mar – Na Inglaterra - uma escocesa, mulher feia (não fui eu quem criou os padrões), ridicularizada (por várias vezes segundo consta) consegue dobrar a nervura do real e sagra-se como “la voe” – colocando por terra a máxima de que o talento para as artes cênicas e musicais tenha de ser encontrado ou consagrado por belos rostos e corpos.

Não duvido que se crie no futuro um padrão de beleza para os pintores e pintoras e ainda para toda a classe de artistas plásticos.

É mesmo preciso estar atento e forte...

Dahí, e ainda durante um tudo ao mesmo agora, coloquei algumas peças de roupa na máquina de lavar...Ação simples e cotidiana...Para as donas de casa, que também devem achá-la, enfadonha, cansativa e tediosa...Eu...Apenas cumprindo uma necessidade casual...Busquei a atenção e a força do momento: afinal nunca houvera antes ligado uma máquina de lavar, nunca antes havia estado prostrado diante de uma máquina a esperar as horas de sua engenhosa maquinação lavatória, enxugatória, torcitória e liberatória...E neste tempo de espera, um loading de memória se confraterniza com os que se agregavam as horas de espera:
Ao assistir ao filme – Carga Explosiva 3 (Transporter 3 – com o grandalhão Jason Statham – pêra ahê...cês tão rindo de que? Quando foi que falei que soul intelectual? – pude ver um ataque nítido aos russos na citação do inspetor intelectual e confuso que segue a saga da série desde o primeiro episódio – ai ai ai - de que são eles um povo sem riso, tristes, lúgubres, malvados e infelizes, quando cita, Dostoievski, dizendo serem páginas e páginas de dor, sofrimento e solidão: “ meu deus quando é que esse povo rí?” ... E isto, somente, para não desdobrar o que é possível entender da onda criada e potencializada pela mocinha indefesa do filme, uma ucraniana, que rechaça com a veemência de um ofendido, o fato de ter sido confundida com uma russa: “nós sentimos e vemos o mundo com isto aqui (tocando com as mãos o coração)”.

Atento e forte ao feeling dos momentos...Sorri feliz, pelo carregamento de memória...Visto que é ela para mim uma riqueza que não possuo, e comprovo aqui este fato, pois enquanto escrevo, no esforço da lembrança do ontem...Uma névoa encobre a nitidez do vivido, pensado e sentido...Inveja grande do Sr Leslie, do filme Citizen Kane – ah ah ah !... me vinguei agora – quando visitado na clínica de idosos (Memorial Hospital) pelo repórter que investiga a origem e significado da última palavra proferida por Charles Foster Kane: “Rosebud”, diz ter uma memória invejável pois de nada se esquece:” Eu me recordo de absolutamente tudo jovem é a minha maldição...uma das maiores maldições infligidas ao homem: a memória”

E assim, entre lapsos de memória e insights vigorosos...Vou seguindo tentando prestar atenção a minha vida e a seu entorno em tom e nitidez maiores que o apresentado ao mundo pelos canais de mídia e informação e ainda pelos filmes: Os clássicos, os série B e os block busters...

É preciso, mesmo, estar atento e forte

Na Trilha sonora de Transporter 3/ Carga Explosiva 3 – que é bem bacana – rola um clássico: Hell is Around The Corner com a banda/projeto Trick – veja em youtube: http://www.youtube.com/watch?v=oCRIeBGXTTk

Nenhum comentário: