quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ENTRE FILMES, POEMAS E NOVAS IDÉIAS: LÁ ESTÁ O POETA

CUIDADO PRO GRAAL NÃO CAIR OU SE JOGAR SOBRE VOCÊ

O poeta anda mais sensível que o normal...”E qualquer beijo de novela o faz chorar”... Ontem e hoje, por conta de dois filmes, “as lágrimas claras desceram sobre a sua pele escura” e molharam face, nariz e lábios...emocionaram cabeça, tronco e membros do poeta... Mas algum entusiasmo surgiu, de algumas idéias, que vieram paridas naquela emoção e podem potencializar algumas atividades já em curso.

Na segunda feira, ontem, de bode, aquele bode descrito no post, deu de cara com “As Férias da Minha Vida/The Last Holliday”, com a Queen Latifah, cujo nome verdadeiro é Dana Elaine Owens e, que além de cantar muito e de ter sido talvez a primeira artista rapper, do sexo feminino a incendiar a musica rap, com doses de conscientização feminista ao gênero musical, marca ainda uns bons pontos a mais como atriz em mais de 20 filmes.

Este filme não vem sem mensagem, mas é, mais um daqueles filmes comédia romântica...Gostoso de levar...Talvez o momento do poeta, tenha ajudado.o filme a surgir assim, tão agradável.

Talvez seja mesmo ele, assim tão bem gostoso e pretensioso, até sob o ponto de vista de que insiste em provar a vitória do bem contra o mal...

As Férias da Minha Vida é, um filme que trás a lembrança, aqueles efeitos milagrosos das fábulas e mais ainda, reproduz a onda de Branca de Neve e Cinderela em ambiente contemporâneo...Mas se tivesse terminado diferente eu teria ficado muito bravo.

Um bom filme para uma segunda chuvosa...Um bom filme para se ter esperança no milagroso e raro, Viveram Felizes Para Sempre.

O filme com a sua vibe de força temporal e atemporal, e com a demonstração de que distante dos objetos de desejo é possível enxergar além e mais, levou o poeta a pensar em olhar o Brasil e as coisas do Brasil (inclusive as iniciativas de seus próximos e pares) de fora pra dentro e com o olhar de outros...Dahí a idéia de convidar amigos, que vivem fora do País, para enviarem notas e/ou matérias prontas, pra serem postadas no Blogg do Sylvio Neto- o Choppinho Digital.

O outro filme, vi hoje, terça feira: The Fisher King, no Brasil saiu como o Pescador de Ilusões (qual a referência com a musica do Rappa? – Veja o filme e ouça a música).

Filme de 91, com atuação impagável do Robin Williams, que teve indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante e várias de melhor ator...Tem ainda as maravilhosas atuações de todo elenco, incluso Jeff Bridges (por que ele sempre parece estar bêbado nos filmes, mesmo quando na está?). Um filme muito bacana, um filme que agrada aos pseudo-intelectuais e aos intelectuais, aos comuns tais quais este poeta menor e ainda aos mais afortunados na vida.

Já há alguns anos atrás, eu li de Paskal Bruckner, ensaísta francês, o livro “A Euforia Perpétua”, um ensaio sobre a felicidade, ou melhor, sobre a obrigação pessoal de ser feliz e o desencontro com a raiz do que é ser feliz ou como é ser feliz.

Numa das passagens, Paskal escreve, que muitos de nós vive por toda a vida a procurar uma felicidade que já existe e que nós não vemos e, ainda segue, mostrando que por vezes a felicidade, está a nos espreitar por detrás de árvores, portas, móveis, muros, pessoas (...) esperando a oportunidade de nos agarrar e beijar e, nós não lhe damos a chance...Não a vemos perto...E a pensamos inatingível, plena e duradoura.

Vi neste filme um tanto desta perspectiva...Nós vivemos a buscar um Santo Graal, que está muitas vezes ao nosso lado.

Após o Filme, eu tive outro click que já coloquei em prática e deu certo: teremos aqui no Blog, entrevista com o advogado, ex Secretário de Justiça e Segurança, Vice-Governador e Governador do Estado do Rio de Janeiro Nilo Batista, com Carlos Bruce Batista (seu filho, que é Sub Secretário de Cultura de Belford Roxo e, é colunista do site http://www.anf.org.br (Agência Nacional de Favelas) e publica ainda, vários artigos muito interessantes sobre a criminalização da infância e adolescência, em seu Blog, o Funk Crítico, www.funkcrítico.blogspot.com e ainda, a possível entrevista, com o empresário da night funkeira carioca, qui ça nacional e Secretário de Cultura de Belford Roxo, Rômulo Costa.

Saindo também do forno, entrevista com o Cidade Negra, da Ghama, Rás Bernardo (ex Cidade Negra) e Lauro Farias do Rappa..

Acho que achei ao menos o caminho, a trilha e o truque para chegar ao Santo Graal – E não vou precisar incomodar Parsifal

Nenhum comentário: