sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DIA TRISTE PARA A DEMOCRACIA LATINO AMERICANA




Muito triste para a democracia da América do Sul, acordar nesta linda sexta feira de sol brilhante e com luzes de carnaval, sabendo que Hugo Chavez, promulgou promulgou ontem a emenda constitucional para a reeleição ilimitada, que lhe permitirá, concorrer novamente ao cargo em 2012.

Mesmo aprovado em referendo popular, que com cerca 54% dos votos, deu vitória as intenções de perpetuação no poder do presidente venezuelano Hugo Chaves, suas próprias declarações já tornam a medida e a circunstância um tanto maquiavélicas demais.

No post do Yahoo é possível ler: "Estou pronto para continuar comandando a 'revolução' de 2009 a 2019, pelo menos, se essa for a vontade do povo".

Se a moda pegar, a América Latina volta a época das ditaduras, só que desta vez disfarçada com o respaldo popular...A democracia presume ao menos alguma porosidade, alguma leveza, algum tempo e troca entre os poderes e lideranças políticas...Assim é que se busca e consegue o consenso e a melhora da condição política, ecônomica, social e histórica de uma nação.

Diante do exemplo norte americano, que venceu um preconceito histórico e avançou por sobre a política armamentista, fraudulenta, fascista, ligada ao terror branco e que trouxe ao mundo severa crise ética e moral reinventando uma maneira de fazer o mal e oprimir de George Walker Bush, elegendo o negro Barak Obama...Nós sul americanos vamos fazendo vergonha com esta iniciativa.

Nenhum comentário: