quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LINUX E SUA MAIORIDADE FRENTE AO WINDOWS


Imagine um pinguim quase estourando de tanto comer...os peixes...dos mares todos...todos mesmo...todinhos...hummmm...este pinguim farto tem nome, é o Tux, símbolo escolhido pelo senhor, Linus Torvaldis, para representar o Linux, software livre, que vem espetando a Microsoft muito além da simbologia pictórica do pingüim.

O linux, que tem o código fonte aberto e pode ser adequado as necessidades específicas de cada usuário – desde que aquele saiba programar – tem a vantagem de ser “de grátis” e ter as suas atualizações tais quais a revisão de erros e outros, partilhadas com toda a comunidade de informática mundial. Enquanto o Windows, é um software proprietário de direito da Microsoft, que se utiliza da licença de reserva de direitos autorais o Linux é um software livre e regido pelo, GPL (General Public License ou Licença Pública Geral).

Gil, o ex Ministro das Culturas brasileiras, foi um dos que cumprindo as promessas de campanha de Lula, logo após a posse, passou a desfilar com o botom do pingüim Tux na lapela.

Bacana saber que mais de 50% das empresas brasileiras (73% se computadas as de grande porte, com mais de 1000 funcionários) já se utilizam do Software Livre (SL), fonte em (http://www.cultura.gov.br/blogs/cultura_digital). Seguem também este passo enorme, embora não exista legislação que especifique tal ação, as mais diversas áreas do governo brasileiro.

Quando comprei meu lap (notebook), um positivo móbile v52, em 2007 (hoje já um senhor muito velho...rsrsrs...pêra ahê...Jurássico naum!!!), ele veio com o Linux. Assustado eu (e talvez a maior parte dos brasileiros) mandei formatar e instalar o Windows XP, junto a seu pacotão, de serviços Officer. Saí do acerto para o erro da informalidade (eu e a maior parte dos brasileiros inclusive empresas)...E qual foi o motivo? Sim, foi o medo do Linux, medo de ter um equipamento e estar aquém das possibilidades do mundo virtual...pura bobice e ignorância de minha parte...Mas, repito...A grande maioria dos usuários de informática hoje, com pactuam deste meu bobo erro.

PARA QUE SERES HUMANOS COMUNS, TAIS QUAIS, EUZÃO, SYLVIO DE ALBUQUERQUE NETO, DUÍLIO EGON, O PASTOR DA REBELDIA,VERBORRÁGICO DITADOR DESTE CHOPPINHO DIGITAL PUDESSEM SENTIR-SE MAIS A VONTADE COM O LINUX, foi desenvolvida uma estratégica ferramenta chamada Ubuntu, sistema operacional mais fácil de usar e que se traduz assim, Linux para seres humanos (Linux for human beings), http://www.ubuntu-br.org/.

A discussão se acirra com o maravilhoso, diverso, socialista, inteligente, engajado e didático discurso de Nelson Pretto que é criador de um Projeto sensacional conhecido pela sigla PLS-Ba, chamado Software Livre Bahia e ainda do socialíssimo, democrático e cultural projeto Tabuleiro Digital (que consiste em tabuleiros para acarajé servidos de um PC e com acesso a internet oferecidos a comunidade pelo tempo que dura comer um acarajé). Nelson é professor da Faculdade de Educação da UFBA e dispara: - “Construir e utilizar o software livre é uma maneira de trabalhar com a perspectiva de que o processo educacional tem que formar um cidadão para que ele seja autor, produtor de conhecimento e de culturas e não só um consumidor de informações”, e continua: -“ O software livre tem um significado fundamental para um país como o Brasil, porque tem como princípio a idéia de autonomia".

Enquanto escrevia este texto, baixei o Mozila Firefox, o Explorer tem deixado muitos amigos meus a pé...Ele te oferece uma atualização (tal qual o MSN) e ao baixar a atualização com o Windows não licenciado, você dança, fica sem conseguir se conectar a internet...Portanto meu...Antecipe-se...Se falar o explorer tenha jah em sua máquina outro browser.

“Atualmente Pernambuco desponta na produção de SL; Salvador, embora ainda não possua filiais de grandes empresas de produção de SL, é referência no desenvolvimento. Foi em terras soteropolitanas que surgiu, por exemplo, o primeiro Twiki do Brasil. SL que permite a interação de grupos usando um mesmo navegador, um Twiki é uma plataforma de criação colaborativa de conteúdo, a exemplo da Wikipédia. E o que tornou Salvador pioneira foi a criação do Twiki do Instituto de Matemática da UFBA, que permite uma melhor comunicação entre alunos e professores, pois todos são cadastrados e podem consultar informações sobre as disciplinas do curso, ler e baixar arquivos.” Fonte: (http://diplo.uol.com.br/2009-05,a2845)

Todo este texto foi escrito com base na matéria de Lê Monde, Diplomatique, seção digital, “ Com Licença, Sim?” de Cíntia Guedes, Mateus Araújo, versão digital de 20/05/2009, que teve como base o texto “ Navegar é Preciso , Pagar Não é Preciso” - reportagem publicada originalmente na revista Fraude: ano p5 - n.06 - Salvador/Bahia. Publicação realizada pelos bolsistas do Programa Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da UFBA

Nenhum comentário: