quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Makunaíma


As ondas da transitoriedade do mundo andam a incomodar-me...Mas o que me tira o sono é a lembrança de seis trogloditas inescrupulosos a surrar meu filho – eu não vi a cena, mas a imagino, todo o tempo, como em uma auto tortura – a frase “levanta para apanhar mais” me corta o coração e transversalmente agride minha paz...Meu, eu, humano, anda preso a correntes de ódio, vontade de justiça, fome de punição e esperança de que a cabeça, o pensar e as ações de meu menino sejam ainda as mesmas de antes.

Em meio a estes desacordos com minha alma, sigo ainda, preocupado, com as coisas do Brasil...
...Sigo preocupado com as causas do Brasil: as 04:10 e ainda acordado. Ninava o corpo com um documentário exibido na TVE. Não me perguntem o nome. Não me perguntem de quem era...
Abandonei o computador para além das 03:40. Tomei as cenas já no meio e deixei-as antes do fim...
...Mas... o que causaram aquelas cenas em mim... foi de danar a dor... pois que nunca vi em minha vida cena de indígena chorando...A tv mostra sempre os nativos matando, tentando matar, ocupando...Quase nunca sitiados e obrigados a desocupar...

O documentário mostra os processados por armazenamento,condução e uso de material explosivo de uso restrito das Forças Armadas...Desta violenta orda é que vem nosso arrozinho de cada dia...Vai vendo...

Os makunaímas de Raposa Serra do Sol, decerto não terão hoje seu destino acertado, pois que pela disposição de agricultores, arrozeiros e políticos brasileiros a coisa ainda deve dar caldo...

É quase possível acreditar nas causas dos latifundiários que envergam prosa dizendo-se razão da existência de Roraima, que por eles foi gerada, parida e desenvolvida...O processo que torna a ocupação nativa legal está concluído e levou mais de 30 anos...As ocupações em massa por parte de agricultores vem dos anos 90...Quem está certo e quem está errado então?

Segundo autoridades em Roraima existe terra a dar com o pau para a lavoura...Mas eles, os arrozeiros e plantadores de soja, querem as da reserva...Por que?????

Ahá!!!! Pelo mesmo motivo pelo qual Israel quer e ocupa as terras da Palestina...
Pela água...
A água que vem dos rios que cortam a reserva...
Assim foi na Mesopotâmia, No Egito, Na África, Na China os berços celeiros do que conhecemos como civilização...

Nenhum comentário: